Quinta-feira, 04 de Junho de 2020

DESTAQUE
Quarta-feira, 25 de Março de 2020, 10h:32

Prefeitura de Campo Grande

Prefeitura monta ação para atender migrantes e moradores em situação de rua

A Prefeitura de Campo Grande montou um plano de ação com a proposta de atender a população de rua, migrantes e estrangeiros com a (SAS) Secretaria Municipal de Assistência Social), no enfretamento a calamidade de saúde pública de importância internacional decorrente no novo Coronavírus, Covid – 19.

A Solenidade do evento aconteceu no bairro Dom Antônio Barbosa nesta quarta-feira (25).

Para o prefeito Marquinhos Trad, a preocupação do município de Campo Grande vai mais do que àqueles que tem a moradia, mas também a preocupação é com que vive em situação de rua e pode transmitir o Covid 19.

“Nós tomamos esta medida para  os imigrantes e migrantes que não teve a mesma sorte de ter um lar. Estamos preocupados com a saúde deles e das outras pessoas, que eles podem ser sim, transmissores desse vírus. Para sensibilizá-los, e convencê-los, a sair das ruas e não ir para o Cetremi, que é um local que assusta eles, nós estamos arrumando alojamentos nas escolas que estão com as aulas suspensas, e em cada sala de aula nós estamos fazendo um dormitório. Vamos oferecer para eles orientação médica, alimentação, higiene, segurança para que eles fiquem

WhatsApp-Image-2020-03-25-at-10.01.413-768x576.jpeg

 

isolados e não mais nas ruas”, completa o prefeito.

A secretário Municipal de Assistência Social José Mario Antunes da Silva destaca que as abordagens serão realizadas in loco pelas equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social – SEAS de forma contínua e planejada.

“Temos propósito de preliminarmente estabelecer vínculos com os usuários e encaminhá-lo ao acolhimento, sensibilizando-o do risco social, situação de vulnerabilidade que se encontra neste momento e oferecer o acolhimento institucional, situação de isolamento social necessário para não propagação do vírus diante do cenário que está posto, principalmente às pessoas que estão em situação de rua, migrantes e estrangeiros.  As abordagens ocorrerão 24h por dia, ou seja, ininterruptamente, observando o toque de recolher publicado por meio de Decreto Municipal”, frisa José Mário.

A gerente de Média Complexidade da Proteção Social Especial da SAS, Marcilene Rodrigues explica a logística para atendimento aos moradores de situação de rua de Campo Grande.

“Na Escola Municipal pe. Tomaz Ghirardelli ficarão migrantes, imigrantes e os idosos. Na Escola Municipal Doutor Plínio Barbosa Martins ficará a

WhatsApp-Image-2020-03-25-at-09.57.38-768x576.jpeg

 

população de Rua de Campo Grande e no CETREMI (Centro de Triagem do Migrante e População em Situação), vai continuar atendendo aqueles casos mais graves, que são as pessoas usuárias de entorpecentes. No Centro POP vai ficar atendendo até sexta-feira e as pessoas serão higienizada e encaminhar ao acolhimento”, completou.

 

Acompanhamento:

O acompanhamento e/ou monitoramento se dará da seguinte forma:  Por meio de reuniões com os componentes do Comitê COVID-19 SAS; Pela Superintendência de Proteção Social Especial e suas Gerencias de Média e Alta Complexidade.

 

Avaliação:

Se houve redução do número de pessoas em situação de rua no município; se houve redução de violação de direitos; se houve proteção social aos indivíduos e ou famílias que se encontravam em situação de risco e ou vulnerabilidade social.

Serão 04 locais, sendo uma unidade já existente da Assistência Social (CETREMI) e 03 Escolas cedidas pela Secretaria Municipal de Educação.

Locais de acolhimento:

1) Acolhimento Institucional I – CETREMI – Centro de Triagem do Migrante e População em Situação de Rua Endereço: Rua Jornalista Marcos Fernandes, S/Nº Jardim Veraneio / Parque dos Poderes

2) Acolhimento Institucional II – Escola Municipal Pe. Tomaz Ghirardelli Endereço: Rua Lucia dos Santos nº 578 – Bairro Dom Antônio Barbosa.

3) Acolhimento Institucional III – Escola Municipal Professor Antônio Lopes Lins. Endereço: Rua Cibele nº 460 – Bairro Portal do Caiobá

4) Acolhimento Institucional IV – Escola Municipal Doutor Plínio Barbosa Martins Endereço: Rua São Pio de Pietrelcina, 430 – Jardim das Macaúbas.

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

icon-onibus

Rua Dr. Napoleão Laureano,13 - Bairro Santo Antonio - Campo Grande/MS

fn.jornaldoonibus@hotmail.com - CEP: 79100-370