Search
Close this search box.

Feminicídios reduzem 83,3% em Campo Grande, aponta Secretaria de Justiça e Segurança Pública

publicidade

Caiu em 83,3% o número de mulheres mortas em razão do gênero, em Campo Grande, ao longo do ano passado, em comparação com o ano anterior. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e mostram que o total de vítimas, principalmente de seus companheiros, passou de 12 em 2020 para 2 em 2021.

Em nível de estado, os casos de feminicídios também tiveram redução de -12,8%. No ano passado o total de vítimas foi de 34, contra os 39 contabilizados em 2020. Em 2021 a maioria dos casos, 20 no total, foram registrados nos municípios localizados na linha e faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia.

A titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), em Campo Grande, delegada Elaine Benicasa, credita a relevante queda dos feminicídios ao fortalecimento das políticas públicas voltadas as mulheres vítimas de violência doméstica e ampliação do acesso a informação, bem como ao trabalho realizado pela especializada.

“São várias instituições, poderes, órgãos e entidades que se apoiam uma na outra para prestar toda essa assistência à mulher. Em razão desse fortalecimento da rede, as informações chegam mais rápido, coesas e eficazes às mulheres, que se sentem empoderadas e fortalecidas. Uma vez vítimas da violência doméstica, elas procuram as delegacias, registram ocorrências e pedem medidas protetivas, que evitam sim o agravamento de condutas anteriores dos agressores”, afirma.

Leia Também:  Prefeitura entrega R$ 70 mil em prêmios do 12º sorteio da Nota Premiada Campo Grande

Para Benicasa, é essencial ressaltar que o trabalho massivo feito ao longo dos últimos anos está surtindo efeito. “São palestras realizadas por toda a rede de apoio, as políticas que tem sido criadas à favor da mulher e todo esse acolhimento que é feito com grande excelência e de forma bastante unida que resultam em menores índices de feminicídios”, acredita a delegada.

Homicídios

Os dados da Sejusp mostram ainda que em Campo Grande houveram quedas também outros crimes contra a vida. Os roubos seguidos de morte, por exemplo, caíram -57,1%, os homicídios -9,7% e os homicídios culposos no trânsito em -10%.

De acordo com o delegado Carlos Delano, titular da Delegacia Especializada de Homicídios (DEH), a profissionalização da investigação da Polícia Civil foi primordial para a queda nos números de homicídios em Campo Grande. “Isso gera uma redução na percepção da impunidade, então a pessoa que pensa em resolver o problema matando o seu desafeto considera isso e tem um desestímulo, o que certamente colabora para a redução dos índices”, garante.

Leia Também:  Iguatemi tem 208 vagas exclusivas para indígenas atuarem no cultivo de maçã no Rio Grande do Sul

Os dados globais do Estado apontam quedas também nos roubos seguidos de morte, sendo de -28,6% na faixa de fronteira e de -35,3% nos números absolutos do estado, que englobam todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

“São números que refletem o comprometimento do Governo do Estado com a segurança pública e com a população, bem como dos investimentos de quase R$ 650 milhões feitos nos últimos anos em viaturas, armamento, munições, qualificação dos nossos policiais, reformas e construções e reaparelhamento geral de todas as forças de segurança, com o objetivo de preservar os bens mais valiosos do ser humano, que são a vida e o patrimônio”, conclui o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.

Joelma Belchior, Sejusp
Foto: Arquivo/Sejusp

Fonte: Governo MS

.saibaMais{display: none;}#text-content p {margin-top: 0em;margin-bottom: 2em;text-align: justify;}.gd12 * {margin-bottom: 10px;font-size: 11px!important;}.svgArrow{display: none;}div#infocoweb_corpo img {height: auto!important;margin-top: 10px!important;margin-bottom: 10px!important;}

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade