Sexta-feira, 03 de Dezembro de 2021

BRASIL
Sexta-feira, 22 de Outubro de 2021, 10h:03

Brasil

Outubro Rosa: Preventivos e mamografias são disponibilizados para servidoras

Assembleia Legislativa de MS


Equipe da Cassems está atendendo na unidade móvel

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), em parceria com a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), disponibiliza nesta sexta-feira (22) exames preventivos para o câncer de mama e câncer de colo do útero para servidoras, em alusão ao mês Outubro Rosa.

Segundo a enfermeira Aline Bianca, 50 mamografias e 100 preventivos foram disponibilizados pela Cassems, no ônibus que ficará estacionado no pátio da ALEMS ao longo do dia. “São nove profissionais trabalhando no ônibus equipado para atender à demanda, entre técnicos de enfermagem, radiologia e enfermeiros. A servidora que realizar os exames terá acesso ao resultado entre 20 ou 30 dias”, explicou Aline.

O diagnóstico estará disponível no setor médico da ALEMS e a servidora receberá o devido encaminhamento, a depender do resultado. Podem fazer os exames de mamografia as servidoras com idade acima de 40 anos. Já para fazer o preventivo do câncer de colo de útero, é necessário ter mais de 18 anos.


Glória Cinthia Nabrink aproveitou a oportunidade

Servidora da Gerência de Cerimonial, Glória Cinthia Nabrink aproveitou a oportunidade. “Há quatro anos não faço esses exames. Acho muito invasivo, mas sei que a prevenção é muito necessária. Então, aproveitei a oportunidade, por estar aqui na ‘nossa porta’, tudo facilitou. Não tenho casos de câncer na família”, afirmou a servidora.

Outubro Rosa

Em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. Também é o câncer que mais mata. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O Brasil registrou 18.068 mortes por câncer de mama em 2019, segundo o Inca, sendo o principal tipo da doença que leva mulheres a óbito.

O diagnóstico precoce e o tratamento eficaz contribuem substancialmente para o aumento da sobrevida do paciente e redução da mortalidade. Essa é a razão da existência da Lei 4.541, que instituiu o mês Outubro Rosa, dedicado a ações preventivas à integridade da saúde da mulher no Estado de Mato Grosso do Sul. 

“Infelizmente, além dos efeitos prejudiciais da pandemia, é necessário destacar que, na tentativa de conter a disseminação da Covid-19, as atividades clínicas foram reduzidas. E isso, juntamente com o isolamento social, pode trazer como consequência no futuro, um menor índice de diagnóstico de cânceres em estágios iniciais. Neste ano, mais do que nunca, precisamos massificar o Outubro Rosa e disseminar o alerta para a realização dos exames preventivos”, afirmou o 1º secretário da ALEMS e um dos autores da lei, deputado Zé Teixeira (DEM). Além dele, assinam o texto a deputada Mara Caseiro (PSDB) e a ex-deputada Dione Hashioka. 

Campanha de lenços

Além da ação com o ônibus da Cassems, a ALEMS realiza a Campanha Lenço Solidário. “Iniciamos hoje a campanha do lenço solidário na ALEMS, em parceria com a BPW para ajudar na autoestima das mulheres em tratamento contra o câncer. Do dia 19 a 30 de outubro acontecerá a arrecadação, que será entregue à Rede Feminina de combate ao Câncer. O lenço é um gesto de amor e carinho tão necessário”, frisou Mara Caseiro. Saiba mais sobre a ação clicando aqui.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

icon-onibus

Rua Dr. Napoleão Laureano,13 - Bairro Santo Antonio - Campo Grande/MS

fn.jornaldoonibus@hotmail.com - CEP: 79100-370