Sexta-feira, 03 de Dezembro de 2021

POLÍTICA
Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021, 08h:33

COP26

Programa ABC+: Agricultura de baixo carbono é destaque do Brasil na COP26

Governo lança nesta segunda nova versão de plano descarbonizante da agricultura brasileira que será apresentado na conferência que acontece na Escócia

JovemPam

Um dos focos do ABC+ é melhorar a renda do produtor rural e ter uma agropecuária mais adaptada à mudança do clima

Nesta segunda-feira, 18, será lançado o ABC+, programa de agricultura de baixo carbono com metas até 2030. O objetivo é adicionar novas práticas sustentáveis à produção brasileira com o uso de sistemas de irrigação e terminação intensiva de bovinos em uma área de 72 milhões de hectares. O foco do ABC+ é ampliar o uso de soluções tecnológicas, melhorar a renda do produtor rural e ter uma agropecuária mais adaptada à mudança do clima.

Ao longo da última década, o ABC contribuiu com o avanço das boas práticas de manejo no Brasil.

Estudos apontam que o emprego de tecnologias favoreceu a redução do custo marginal de produção e ajudou a agregar valor aos produtos considerados mais neutros em relação à emissão de carbono.No crédito rural com juros subsidiados, o programa de baixa emissão de carbono tem a segunda taxa mais baixa do Plano Safra, o que contribui para democratizar as práticas. A Diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Mariane Crespolini, explica como o solo e as florestas contribuem para a descarbonização da agropecuária. “A agropecuária brasileira feita em bases tecnológicas e sistemas sustentáveis pode ser descarbonizante. Com tecnologia e manejo de solo a gente pode sequestrar carbono na atmosfera, sequestrar e estabilizar o solo. Não apenas via solo, há também as florestas plantadas, o sistema ILPF que integra lavoura, pecuária e floresta.”Apesar de o Brasil contribuir com apenas 2,8% das emissões globais e não possuir o histórico de emissões de gases de efeito estufa como os países desenvolvidos, recai sobre o país a responsabilidade de manter a maior cobertura vegetal tropical do planeta e de possuir uma agricultura tecnificada e pujante, destaca estudo publicado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. O agro tem no cumprimento do Código Florestal e na adoção das técnicas do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono algumas das ferramentas para tornar a produção mais sustentável e rentável. Apesar dos enormes desafios de um país com dimensão continental, com o avanço das práticas descarbonizantes, de monitoramento e melhora da comunicação do que é feito aqui, podemos ter um efeito positivo na reputação e consequente atração de investimentos para o setor que hoje já contribui com 30% do PIB nacional.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

icon-onibus

Rua Dr. Napoleão Laureano,13 - Bairro Santo Antonio - Campo Grande/MS

fn.jornaldoonibus@hotmail.com - CEP: 79100-370